Fomos em visita a um prédio
histórico, alugado pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul na área central
de Porto Alegre para ser o Muhm – Museu de História da Medicina - e recebidos por dois grandes profissionais que
atuam no Museu.
O setor educativo do local
é referência! Contam com quatro profissionais da história, dois da museologia e
seis estagiários. Atua no atendimento aos estudantes do ensino fundamental e
médio propondo a construção do conhecimento de forma lúdica, destacando o
espaço informal, o diálogo, a vivência no fazer da saúde, história, memória e
patrimônio, a partir do conceito de objeto gerador, uma abordagem que remete a
teoria da palavra geradora de Paulo Freire.
São disponibilizadas dez
oficinas pedagógicas e em conformidade com a faixa etária dos estudantes. No
entanto, antes de o ônibus fretado pelo Museu buscar os estudantes para a
visitação, o professor deve participar de uma avaliação e prática das
modalidades de oficinas disponíveis. Ao final da visita das crianças, se o
professor desejar retornar com outra de suas turmas deverá, obrigatoriamente,
promover avaliação da visita e encaminhar ao Muhn.
Assim como eu, aposto que
as crianças aprendem muito, de forma criativa e divertida e responsável sobre a
história, os objetos e a saúde. Atividade especial está sendo desenvolvida
neste ano em que o Simers promove intensa campanha de combate ao
Aedes egetpy e a evitar sua proliferação e, consequentemente, as doenças
relacionadas a ele. Trata-se do “todos contra o Aedes”, um grande
tabuleiro no chão é colocado e lá é desenvolvido o jogo contra
o mosquito.
Outra dinâmica
oficina "um olhar sobre o objeto" é a que o estudante veste jaleco de
médico, abre um saco e, com os outros da sua equipe, tem que identificar qual o
objeto e para que serve enquanto outro membro faz as anotações em uma
prancheta.
É um museu que torna
atrativa a visita e promove o desejo de voltar para aprender mais. No entanto,
não há esforço para captar público. Cabe aos professores interessados procurar
o Museu.
Comentários
Postar um comentário